quarta-feira, 13 de agosto de 2008

FIM…ou início?!


Autópsias são investigações de causas de morte, que são realizadas no corpo de um cadáver. Se se investiga, denomina-se o fenómeno ”morte” como um acontecimento de destino. Pela família, hora de desespero. Para a pessoa, uma nova fase…mas será para começar algo de novo noutro lado?!...ou pura e simplesmente a hora de desaparecer?!... Em Enfermagem, define-se algo como: “…Um tipo de desenvolvimento físico com as características específicas: cessação da vida, diminuição gradual ou súbita das funções orgânicas, levando ao fim dos processos de manutenção da vida; a cessação da vida manifesta-se pela ausência dos batimentos cardíacos, da respiração e da actividade cerebral (CIPE/ICNP, 2003:43)”…

Mas, para se definir que se morreu, é porque se viveu, logo não será preciso definir previamente o que é viver?!...ora, foi aqui que o meu pensamento se prendeu…não sei definir morte, e muito menos vida…pois, são coisas que não se aprendem nos livros…mas aquilo que eu sei, é o que não é morte (será a vida), e o que não é vida (será a morrer) …o que me leva a definir contraditoriamente as definições respectivas.
Descobri, que para morrer não é preciso diminuir as batimentos cardíacos, nem fragilizar-se fisicamente, e muito menos diminuir a actividade cerebral…mas sim não deixar que o lóbulo respeitante ao sonho deixe de funcionar, permitir que nos seja roubado, e/ou levado por empréstimo…sei que somos tanto ao quanto mais felizes, quanto mais sonhos concretizados temos, e conseguimos realizar e fortificar…quero saber qual o significado de “vida vs morte”…mas primeiro, quero sonhar um novo início…mesmo que já tenha terminado os 10seg de sonhos nocturnos..em estado REN (“Re-Encontro Nocturno”)

Nenhum comentário: