segunda-feira, 2 de junho de 2008

...Porta Bamba...

(continuação da ideia da Porta da minha casa..)

Porta da minha ex-hipotética-casa…saltou…ou ficou solta e livre de mim…se calhar deve ter encontrado uma lamparina mágica, pedido umas asas novas, e foi a voar para um lado qualquer…longe de todas as outras portas e locais de encaixe habituais…Ou então, foi para aquela ruela que visitei uma vez…(e muitas vezes mais às escondidas)…pois, faz tempos em que ia à socapa, outras na decisão de um momento não pensado, ou então como o costume quando não aguentava mais perguntava a alguém se queria ir comigo dar uma volta até à Rua do Paraíso…
O motivo era sempre o mesmo, querer apreciar aquelas molduras firmes, com aspecto seguro, duro e forte, como quem diz: “aqui não entras”…cada com as suas particularidades que prendem a atenção à sua maneira muito especial…Pois, se calhar foi para lá que a minha porta vou…talvez tenha havido lá alguma moldura que a tenha chamado a atenção…


Fui até lá outra vez…e não é que a maior surpresa surgiu logo no início da rua. Algumas das portas que antes costumavam estar fechadas, estavam agora abertas e com um convite na porta (mas muito poucas)...e as outras, que estavam abertas, estavam agora trancadas…nem queria acreditar que tinham trocado de identidade…continuei á procura da minha porta…andei...andei...procurei em cantos e recantos…em sítios impensáveis…em sítios prováveis...já não tinha mais sitio onde procurar, e decidi vir para casa…


“Já não tenho porta, mas também já não tenho moldura onde a colocar” (pensava eu), mas não há-de ser nada…o percurso de regresso a casa foi mais longo como de costume…tentei atalhos em que me afastei do caminho…mas graças a observar o bater de assas de alguns pássaros, tive uma grande ideia…

Nenhum comentário: